Logo Fiel - Limpeza de Caixas D´água


3194-9494

994366465

Geosmina, tire suas dúvidas

Imagem de Geosmina, tire suas dúvidas

Qualidade da água

A Geosmina pode fazer mal quando consumida?

A Geosmina é uma substância atóxica, ou seja, não apresenta risco a saúde, mas é um indicador para a qualidade da água. Isso porque, as Cianobactérias (algas azuis) se desenvolvem e se reproduzem mais rápido pela concentração elevada de matéria orgânica, essas que encontramos na poluição dos rios e lagos através de dejetos domésticos (esgoto), fertilizantes agrícolas e efluentes industriais.

A presença de Geosmina não apresenta efetivamente um efeito tóxico ao organismo, pesquisadores já relataram que a água com gosto desagradável pode causar efeitos psicossomáticos (sintomas causados por alguma instabilidade emocional que vão gerar efeitos físicos no organismo) como dores de cabeça, estresse e náuseas.

 

Como reduzir a presença de Geosmina na sua água para consumo? 

A Geosmina é uma substância difícil de oxidação, então os processos convencionais da Cedae foram insuficientes para remoção de tal substância.

Para melhorar a qualidade dessa água,segundo o Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), recomenda-se:

  • Implementar um sistema de Filtração de Entrada, com uma porosidade de 20 micra para reter material particulado;
  • Nesse mesmo sistema acrescentar uma unidade de carvão ativado, para remoção de gosto e odor (adsorção);
  • Limpeza e Higienização dos reservatórios de água potável (cisternas e caixas d´água) e tubulações: o alto nível de matéria orgânica presente pode se instalar nesses locais, favorecendo o desenvolvimento de Biofilmes;
  • A limpeza de filtros, com a troca de velas de carvão ativado, vai diminuir a carga de material orgânico e evitar contaminações microbiológicas.

 

Nós da Fiel Higienizadora recomendamos a realização de análises de água, para a identificação de bactéria possivelmente patogênicas e oportunistas na água.  A alta carga de matéria orgânica em conjunto do aumento de temperatura, também favorece o desenvolvimento de microrganismos potencialmente patogênicos (como a Escherichia coli, Legionella entre outras). Esses podem se instalar em tubulações e caixas d’água.

 

Como a Cedae está reduzindo a presença de Geosmina na água? 

A Cedae, anunciou a adição de carvão ativado no sistema de tratamento de água. O carvão ativado tem sido empregado no tratamento da água a séculos e está presente em outras aplicações como: Mascara de ar, uso farmacêutico, Geladeiras, curativos e etc... Sua capacidade de absorver seletivamente moléculas de origem orgânica e química é extraordinária.

Apesar do tratamento com carvão ativado ser muito eficaz, ele não é seletivo apenas para a Geosmina. Deste modo, se a água estiver com uma alta carga orgânica e química o tratamento precisa ser de tal proporção e para se ter a eficácia esperada para a remoção de Geosmina e outros contaminantes.

 

Tags : #aguapotavel #fielcaixadagua

Veja Também